Busque por seu imóvel:

Redação - 30/01/2020
Mercado Imobiliário

Imóveis como investimento

Apesar de muitos comentários surgidos nos últimos anos de que não valeria mais a pena investir em um imóvel, quando você precisa de um dinheiro extra, ou pensa em investir de forma segura e com boa rentabilidade, os imóveis ainda são uma ótima opção.

Uma das formas mais tradicionais de investimento segue sendo a aquisição de imóveis. Com a possibilidade de se constituir um patrimônio lucrativo, além de contar com baixa volatilidade e bom retorno, os imóveis apresentam inúmeros benefícios que fazem com que valha a pena tê-los entre seus investimentos:

Segurança

A existência de um imóvel próprio torna o investimento do seu dinheiro algo concreto, um bem visível e que não será afetado por exemplo pela quebra de bancos ou congelado pelo governo. Além disso, a tranquilidade de se ter feito um investimento que tende a ser valorizado, permite que mesmo aqueles mais inexperientes adentrem o universo dos investimentos com um pouco menos de receio, pois a baixa volatilidade o mantém mais estável em relação a investimentos de maior risco, especialmente quando se considera a preservação do valor investido.

Potencial de valorização

O constante aumento na demanda por imóveis registrada desde o primeiro semestre de 2019 de acordo com pesquisa realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com o renomado Grupo Zap, pode indicar que os bons tempos devem se manter em 2020. Se a demanda se mantiver em alta e o número de imóveis disponíveis diminuir, o aumento do valor dos mesmos se torna quase certo.  Caso o motivo da aquisição seja uma futura venda, a possibilidade de lucro é grande, além disso, projetos arquitetônicos diferenciados e demais melhorias que venham a ser realizadas geram aumento no valor do imóvel.

Diversificação de portfólio e benefícios fiscais

Se você já possui o costume de realizar investimentos, sabe que uma carteira diversificada ajuda a equilibrar lucros e perdas no seu dia a dia, e se for do time dos mais conservadores, certamente gostará de ter como investimento algo mais estável, especialmente se vier acompanhado de benefícios. O artigo 39 da lei 11.196/05 trouxe a possibilidade de isenção do imposto de renda para proprietários ou vendedores de imóveis se no prazo de 180 após a celebração do contrato ele utilizar integralmente o valor da venda para aquisição de novo imóvel, significando assim, que o contribuinte não precisará pagar a alíquota equivalente sobre os ganhos da venda. Esta ação possui o objetivo de incentivo ao financiamento e construção.

Geração de renda

Se o seu objetivo é ganhar dinheiro extra ou possuir uma renda fixa, a aquisição de um imóvel para aluguel é uma boa alternativa.  Algumas pessoas não possuem dinheiro suficiente ou não se encontram no momento de vida ideal para a compra de um imóvel próprio, o que garante a locação, que tem uma demanda que raramente diminui,  mesmo em momentos de crise. Imóveis comerciais também geram lucros através do aluguel, o exemplo mais famoso que se tem sobre isso é o case da rede de fast food MC Donalds. Em 1950 a maioria das pessoas não possuía dinheiro para comprar um terreno e construir a loja da rede, sendo assim, o CEO Ray Kroc utilizou a estratégia da compra dos terrenos e construção das lojas, para então alugá-las aos franqueados. A operação foi um sucesso, e seguiu se mostrando uma excelente alternativa para o problema da rede. 

Mas para obter lucro otimizado relacionado à locação de um imóvel comercial, é necessário estar atento ao imóvel adquirido, pois diferenciais como segurança garantida por sistema de acesso e monitoramento, reaproveitamento de água da chuva, vagas para abastecimento de carros elétricos, grandes aberturas e iluminação natural e salas de reunião equipadas e decoradas fazem com que o valor pago em aluguel seja ainda maior. Caso esteja considerando esta opção, a Porto Camargo possui unidades disponíveis no edifício Union Tower, que possui todos os diferenciais citados e muito mais, confira: https://www.portocamargo.com.br/empreendimento/lancamento-union-tower-curitiba-pr/22.

Existente ainda uma outra possibilidade de obtenção de lucros com locação que se encontra em ascensão no mercado imobiliário atual: os apartamentos compactos. Pensados para o futuro, este tipo de empreendimento possui grande possibilidade de locação especialmente por jovens solteiros, ou casais que não pretendem ter filhos no momento. Mas mesmo se tratando de imóveis menores, alguns fatores podem influenciar os lucros obtidos desta locação como por exemplo ótima localização, espaço prático, proximidade de tudo que se necessita em relação à saúde, alimentação, etc e ambientes compartilhados, assim como o Log!, empreendimento Porto Camargo que possui unidades disponíveis para o seu investimento, saiba mais: https://www.portocamargo.com.br/empreendimento/lancamento-log-curitiba-parana/34

Todas estas possibilidades você encontrará ao investir em um imóvel, portanto não perca tempo e aproveite o momento de ascensão no setor, que possui boas projeções para um futuro próximo, além de contar com a estabilidade momentânea da inflação e redução da taxa Selic, que derruba também outras taxas em um efeito cascata.

 

 

Compartilhar:

CONTINUE NAVEGANDO EM NOSSO BLOG